Iniciativas para Promover a Segurança Viária
A partir desta quinta-feira (18/9), a Semana Nacional do Trânsito começa a ser celebrada em todo o Brasil. Em Minas Gerais, a Ouvidoria-Geral do Estado (OGE/MG) se juntará a essa importante campanha com uma série de atividades em colaboração com a Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET/MG). A programação será marcada por blitzes educativas, panfletagens e orientações destinadas a motoristas, passageiros e pedestres, além de ações em locais estratégicos, como a Rodoviária de Belo Horizonte e a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG).
Leia também: MTE Resgata Trabalhador Indígena e Filho em Situação Análoga à Escravidão em Minas Gerais
O principal objetivo dessas ações é enfatizar a importância da segurança no Trânsito, bem como aproximar a população dos canais de participação e controle social. A OGE/MG vai atuar diretamente para esclarecer dúvidas a respeito de questões ligadas ao Trânsito e à mobilidade urbana. “Estamos aqui para ouvir a população e também para promover um espaço onde possam manifestar suas sugestões, reclamações e elogios sobre os serviços públicos relacionados ao Trânsito”, ressalta a ouvidora-geral do Estado, Gabriela Siqueira.
Leia também: MTE Resgata Trabalhador Indígena e Filho em Situação Análoga à Escravidão em Minas Gerais
Durante a Semana, a OGE/MG também divulgará seus canais de atendimento, permitindo que os cidadãos possam registrar suas preocupações de forma presencial. A inclusão de diversas ouvidorias temáticas da instituição, como Fazenda, Licitações e Patrimônio Público, e Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, demonstra a abrangência do trabalho que será realizado.
Segundo Gabriela Siqueira, a participação da OGE na Semana Nacional do Trânsito não só reforça a importância da escuta ativa da população, mas também permite a sistematização dos dados colhidos. “A partir das informações que receberemos, elaboraremos recomendações gerenciais trimestrais para os órgãos responsáveis, visando o aprimoramento das políticas públicas relacionadas ao Trânsito e à mobilidade”, acrescenta Siqueira.