Colaboração em Pesquisa e Inovação
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) se destacou no Simpósio Brasileiro de Telecomunicações e Processamento de Sinais (SBrT 2025) ao apresentar um artigo fruto da parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Sob a liderança da Capitão Priscila Adonay, do CBMMG, o trabalho envolveu a colaboração de acadêmicos e docentes da UFJF, resultando em um estudo que promete transformar a comunicação em missões críticas.
Intitulado “Modelagem da Perda de Percurso em Comunicações de Missões Críticas”, o artigo teve como foco principal mapear o sinal de rádio utilizado pelo CBMMG na região de Juiz de Fora. A pesquisa abordou o comportamento da transmissão que ocorre sob distintos modelos de perda de percurso, intercalando métodos teóricos, empíricos, regressão probabilística e técnicas de aprendizado de máquina.
Esse trabalho inovador possibilitou a comparação de modelos de propagação, utilizando métricas de desempenho específicas. Através dessas análises, foram obtidos indicadores valiosos sobre a confiabilidade, cobertura e eficiência do sistema de radiocomunicação, aspectos fundamentais para a atuação do CBMMG.
Leia também: Corpo de Bombeiros Lança 2ª Edição da Operação para Prevenção e Regularização de Empreendimentos no Amapá
Fonte: amapainforma.com.br
Leia também: Operação Reação em Cadeia: 3ª Fase Revela Fraudes em Concursos Públicos
Fonte: olhardanoticia.com.br
Avanços na Rede Digital do CBMMG
A evolução da rede digital do Corpo de Bombeiros começou em 2021 e, atualmente, o sistema DMR troncalizado está em plena operação em várias localidades do estado de Minas Gerais. Usando dados do indicador de intensidade de sinal recebido (RSSI), a corporação pode monitorar e avaliar com precisão a performance e a capacidade da rede, uma ferramenta essencial para o seu funcionamento eficiente.
O reconhecimento do trabalho realizado durante o SBrT não apenas valida o esforço da equipe envolvida, mas também destaca a importância da pesquisa científica como um recurso estratégico de gestão e aperfeiçoamento operacional. A incorporação de métricas claras e fundamentadas tecnicamente permite que o CBMMG identifique gargalos, otimize seu planejamento e assegure uma resposta mais eficiente em situações de emergência.
Impacto na Segurança e Eficiência
Com a abordagem focada em dados e tecnologia, a corporação está mais bem equipada para atender às demandas emergenciais, garantindo não apenas a segurança dos bombeiros em atuação, mas também a eficácia dos serviços prestados à população. A pesquisa reflete um passo significativo em direção à modernização das comunicações no setor, colocando Minas Gerais na vanguarda das inovações em socorro e emergência.