Flexibilidade e Inclusão no Ensino Noturno
A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc) anunciou que o ano letivo de 2026 começará com 88 unidades de Ensino Médio oferecendo a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) com presença flexível. Essas escolas, que somam um total de 108 no interior, focam no atendimento de estudantes acima de 18 anos durante o período noturno, permitindo que mais jovens e adultos retomem seus estudos.
Além das novas unidades, as 43 escolas dos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) já existentes continuam a oferecer essa importante modalidade de ensino. A flexibilidade na presença é um avanço significativo, facilitando o acesso à educação para aqueles que, por diversos motivos, não puderam concluir seus estudos no tempo regular.
Entre as cidades que terão escolas oferecendo essa modalidade, destacam-se as regiões de Itapetininga, Sorocaba, Bauru, São José do Rio Preto e Presidente Prudente. Confira a lista das escolas que iniciarão o ano letivo com essa proposta:
Escolas em Itapetininga e Sorocaba
Na região de Itapetininga, as escolas que adotam a presença flexível incluem:
- Angatuba – Ivens Vieira;
- Bernardino de Campos – Miguel Priante Calderaro Doutor;
- Itapeva – Otávio Ferrari;
- Piraju – Ceeja de Piraju.
Em Sorocaba, as instituições são:
- Piedade – Carlos Augusto de Camargo Professor;
- Votorantim – Ceeja Professora Mertila Larcher de Moraes;
- Sorocaba – Ceeja Norberto Soares Ramos Professor.
Mais Unidades em Bauru e São José do Rio Preto
Bauru também terá várias escolas com a modalidade EJA, como:
- Anhembi – Valentim do Amaral;
- Bauru – Ceeja Tancredo Neves Presidente;
- Pompéia – Cultura e Liberdade;
Na região de São José do Rio Preto, as escolas incluem:
- Adolfo – Odila Bovolenta De Mendonça Professora;
- Andradina – Ceeja De Andradina;
- São José do Rio Preto – Aureliano Mendonca Professor.
Presidente Prudente e a Importância da Flexibilidade
Finalmente, na região de Presidente Prudente, algumas das escolas que oferecem a EJA incluem:
- Adamantina – Helen Keller;
- Dracena – Isac Pereira Garcez Eng;
- Presidente Prudente – Ceeja José Libânio Filho Professor.
A introdução do modelo de presença flexível visa atender às necessidades individuais dos estudantes, permitindo que cada um estruture seu percurso educativo de forma personalizada. Isso é especialmente relevante para aqueles que precisam equilibrar trabalho e estudo, oferecendo uma nova chance de conquistar o diploma.
Conforme destacado pela Seduc, essa abordagem pedagógica inovadora inclui metodologias diversificadas, com ênfase no ensino individualizado. Os alunos terão acesso a uma variedade de projetos, oficinas e diferentes instrumentos de avaliação, como provas e atividades práticas.
Para realizar a matrícula, os interessados podem se dirigir a qualquer escola estadual ou ao balcão de atendimento do Poupatempo, levando documentos como RG, histórico escolar e comprovante de residência. Também será possível efetuar a inscrição de maneira virtual através do site da Seduc.
