Resultados das Eleições Suplementares nos Municípios
Neste domingo (21), cinco municípios dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás realizaram eleições suplementares para a escolha de novos prefeitos, convocadas pela Justiça Eleitoral. As cidades envolvidas foram Reginópolis e Tuiuti, em São Paulo; Joviânia, em Goiás; e Amparo da Serra e Bonito de Minas, em Minas Gerais.
Detalhes da Apuração em Cada Município
Em Reginópolis, João Paulo Araujo de Sousa Veríssimo (PSD) venceu a disputa com 1.880 votos, correspondendo a 50,46% dos votos válidos, concorrendo pela coligação Juntos por uma Reginópolis Melhor (PSD e Podemos). Marcos Paulo Tomaz Bernardino será seu vice. A votação totalizou 3.872 votos, com 3.726 válidos (96,23%), 90 nulos (2,32%) e 56 brancos (1,45%). O segundo colocado, Marco Antonio Martins Bastos (União Brasil), obteve 49,54% dos votos válidos.
Já em Tuiuti, Alexandre Tadeu Gonçalves (União Brasil), da Federação União Progressista (União Brasil e PP), foi eleito prefeito com 1.393 votos, representando 35,84% dos votos válidos. Sua vice é Cristiane Regina de Souza. Foram apurados 4.119 votos, sendo 3.887 válidos (94,37%), 117 nulos (2,84%) e 115 brancos (2,79%). A candidatura de Milena Cristina Nascimento de Lima Reis foi anulada sub judice, embora tenha recebido 1.258 votos. Pedro Donizetti de Godoy ficou em terceiro, com 1.236 votos.
Leia também: Desafios da Eleição Suplementar no Rio: Abstenção Alta e Recall em Foco
Fonte: bh24.com.br
Em Joviânia, Elisberto Pereira Luz foi eleito prefeito com 2.754 votos (64,98%), tendo Rogério Marques como vice, pela coligação O Progresso Continua – Unidos por Joviânia (Podemos, Cidadania e PSDB). Dos 4.420 votos totais, 4.238 foram válidos (95,88%), 131 nulos (2,96%) e 51 brancos (1,15%). Pedro Lucas Alves do Carmo (MDB) ficou em segundo lugar, com 1.484 votos.
Em Amparo da Serra, Aila Martins Viana Barbosa conquistou a prefeitura com 1.948 votos (56,71%), pela coligação Unidos pelo Trabalho, Construindo um Futuro Melhor para Todos (Avante/Republicanos). Seu vice será Roberto Barbosa Bellico Junior. Dos 3.585 votos apurados, 3.435 foram válidos, 89 nulos (2,48%) e 61 brancos (1,70%). Túlio Barbosa Cária ficou em segundo, com 1.487 votos.
Por fim, em Bonito de Minas, o eleito foi Miqueias Mota Figueiredo (Republicanos), que recebeu 3.658 votos (59,90%), tendo como vice Joelma Aparecida Rodrigues Magalhães (PDT). Dos 6.307 votos totais, 6.107 foram válidos, 165 nulos (2,62%) e 35 brancos (0,55%). João Neto dos Santos (Podemos) ficou em segundo lugar com 2.449 votos.
Orientações para Justificativa de Voto
Eleitoras e eleitores que não justificaram ausência no dia da eleição suplementar têm até 60 dias para regularizar sua situação. A justificativa pode ser feita pelo aplicativo e-Título, pelo sistema Justifica ou diretamente no cartório eleitoral, mediante requerimento.
Entendendo as Eleições Suplementares
As eleições suplementares são regulamentadas pela Lei nº 4.737/1965 (Código Eleitoral) e são convocadas quando ocorre nulidade de votos que ultrapasse metade da votação para cargos majoritários, como presidente da República, governador e prefeito. Também são realizadas em casos de indeferimento do registro, cassação do diploma ou perda do mandato do candidato eleito, independentemente da quantidade de votos anulados.
