Mobilização no Sul de Minas para atualização da vacinação
A macrorregião de Saúde Sul de Minas, composta por 50 municípios, alcançou total envolvimento no Dia D da multivacinação. A iniciativa, realizada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) em parceria com as prefeituras locais, tem como foco a atualização das cadernetas de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos. A campanha, que acontece durante todo o mês de junho, visa fortalecer a imunização contra diversas doenças preveníveis.
Vacinação facilitada com ações especiais em Varginha
Durante o evento, foram disponibilizadas todas as vacinas previstas no Calendário Nacional para o público infantil e juvenil. Para ampliar o acesso, a vacinação também ocorreu no sábado, favorecendo aqueles que não puderam comparecer durante a semana. Em Varginha, o Dia D contou com a presença do Zé Gotinha na praça central, acompanhado pela atração do ET de Varginha e um robô, que animaram as crianças presentes. Além disso, brinquedos infláveis e orientações sobre saúde bucal enriqueceram a programação, promovendo conscientização de forma lúdica.
Importância da vacinação para a saúde coletiva
Luiz Paulo Riceputi Alcântara, superintendente de Saúde de Varginha, destacou que manter as cadernetas de vacinação em dia é uma demonstração de responsabilidade. Segundo ele, “proteger crianças e adolescentes contra doenças imunopreveníveis reduz riscos de complicações graves, internações e óbitos, além de contribuir para o desenvolvimento saudável”. Ele reforçou que as vacinas do Sistema Único de Saúde (SUS) são seguras, eficazes e submetidas a monitoramento rigoroso pelos órgãos competentes.
Leia também: Multivacinação em Guarabira: Dia D aplica mais de 600 doses de vacinas
Fonte: decaruaru.com.br
Leia também: Mais de 62 mil vacinas foram aplicadas no DF na Campanha Nacional de Multivacinação de outubro
Fonte: atividadenews.com.br
O superintendente também ressaltou a importância da participação ativa das famílias para alcançar altas taxas de cobertura vacinal e fortalecer a proteção coletiva na região.
Números e estratégias para ampliar a imunização
Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde de Varginha, 788 pessoas passaram por avaliação vacinal durante o Dia D, com a aplicação de 888 doses de vacinas. Destas, 452 foram destinadas à imunização contra a influenza, uma das doenças que mais preocupam no período.
Como parte da estratégia para facilitar o acesso, o município utilizou o vacimóvel, um veículo adaptado para vacinação extramuros, que permaneceu na praça do ET durante todo o dia. A coordenadora de Imunização, Luana Teixeira, informou que o vacimóvel aplicou 170 doses no local, reforçando o compromisso da SES-MG em levar os imunizantes a pontos estratégicos e aumentar a cobertura vacinal.
