Mobilização da Campanha Estadual de Multivacinação 2026 em Unaí
No último sábado (20/6), a Gerência Regional de Saúde (GRS) de Unaí promoveu o Dia D da Campanha Estadual de Multivacinação 2026 em parceria com 12 municípios da região. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), faz parte da estratégia Vacina Mais Minas e tem como objetivo principal atualizar os cartões de vacinação de crianças e adolescentes com menos de 15 anos.
Vacinação Facilitada em Locais Estratégicos
Além das salas de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a ação também contou com vacinação extramuros em pontos de grande circulação, como praças públicas, e com o uso de vacimóveis — vans adaptadas para funcionar como centros itinerantes de vacinação. Essa abordagem ampliou o acesso da população às doses disponíveis na rede pública, facilitando a imunização e contribuindo para o aumento da cobertura vacinal na região.
Importância da Atualização Vacinal para a Comunidade
A campanha foi muito bem recebida pela população local. Ana Paula Rodrigues, auxiliar administrativa e mãe de duas crianças, ressaltou a relevância da iniciativa: “Achei muito positiva essa ação. Muitas vezes a rotina dificulta a ida ao posto de saúde durante a semana. Com a vacinação em pontos diferentes da cidade, ficou mais fácil atualizar o cartão das crianças e garantir a proteção delas.”
Leia também: Vacina 100% Brasileira Contra Dengue É Lançada em Botucatu: Início de Uma Nova Era na Saúde Pública
Fonte: decaruaru.com.br
Leia também: Vacinação contra gripe em Joinville: mais de 80 mil imunizados antes do frio intenso
Fonte: joinews.com.br
Impacto na Saúde Pública Regional
Segundo a Gerência Regional de Saúde de Unaí, ações como o Dia D são essenciais para fortalecer a prevenção de doenças e conscientizar pais e responsáveis sobre a importância de manter a vacinação em dia. A expectativa é que a mobilização eleve os índices de cobertura vacinal nos municípios da região, ampliando a proteção contra enfermidades evitáveis por meio da imunização.
Continuidade da Campanha até o Final do Mês
A Campanha Estadual de Multivacinação 2026 segue até o dia 30/6, e a atualização do cartão vacinal pode ser realizada nas Unidades Básicas de Saúde. A participação da população é fundamental para garantir a proteção coletiva e manter a saúde das crianças e adolescentes em dia.
Leia também: Gestão Vaguininho impulsiona saúde, turismo, esporte e proteção em Santana
Fonte: amapainforma.com.br
