educação e Saúde Mental: Temas em Debate na Assembleia Legislativa
Nesta quinta-feira (18), o quarto dia do Seminário de Saúde Mental e Políticas Públicas para a Saúde, promovido pela Assembleia Legislativa do Paraná, trouxe à tona questões cruciais sobre a intersecção entre saúde mental e educação. Mediado pela Deputada Ana Júlia (PT), a discussão abordou como o ambiente escolar, juntamente com as práticas pedagógicas e as políticas públicas, impactam diretamente o bem-estar psicológico de crianças e adolescentes em idade escolar.
Os especialistas convidados para o evento e os participantes engajados na discussão exploraram amplamente a relação entre o bem-estar psicológico e a educação. Temas como o impacto das redes sociais na vida cotidiana dos estudantes e o papel do psicólogo nas instituições de ensino foram centrais para as falas, ressaltando a necessidade de um compromisso institucional com a inclusão de alunos neurodivergentes.
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O debate também abordou a prevenção do bullying, um tema de suma importância, e a vital função social da escola na formação psicológica dos jovens. Através de um ambiente escolar saudável, é possível contribuir para a saúde mental dos alunos, evitando que eles busquem assistência no sistema de saúde devido a problemas psicológicos relacionados ao ambiente escolar.
A Dra. Vitória Baldissera de Souza, psicóloga e uma das especialistas participantes, enfatizou a relevância de eventos como este na Assembleia Legislativa. Segundo ela, “É essencial termos eventos assim na Assembleia Legislativa porque hoje em dia, quando se fala em saúde mental, pensa-se em um trabalho mais individual ou em uma psicoterapia, mas não tem como falar de saúde mental sem falar de políticas públicas. É importante para a gente, enquanto profissional da psicologia, ter esse espaço para falar de educação, de saúde e de tecnologia para focarmos em um trabalho coletivo para a saúde da população.”
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O seminário teve como foco a necessidade de integrar a saúde mental nas políticas educacionais, reconhecendo que a educação de qualidade é um pilar fundamental para o desenvolvimento saudável das crianças e jovens. Os especialistas destacaram que a formação de professores e a sensibilização das comunidades escolares são passos essenciais para fomentar um ambiente educacional que promova não apenas o aprendizado, mas também o bem-estar emocional dos alunos.
Durante as discussões, foram apresentados dados sobre o aumento de problemas de saúde mental entre estudantes, que, segundo pesquisas recentes, têm se agravado com o uso excessivo das redes sociais e a pressão por desempenho acadêmico. Um dos participantes, um educador que preferiu não se identificar, comentou: “O ambiente escolar deve ser um espaço acolhedor onde os alunos possam expressar suas dificuldades sem medo de julgamentos. Precisamos trabalhar juntos para melhorar essa realidade.”
Além disso, a importância do apoio psicológico nas escolas públicas foi ressaltada como uma necessidade urgente. A presença de profissionais qualificados pode ajudar a identificar precocemente problemas e oferecer intervenções adequadas. Assim, os alunos podem receber o suporte necessário e, consequentemente, melhorar seu desempenho escolar e qualidade de vida.
Com a colaboração de diversos profissionais da educação, psicologia e políticas públicas, o seminário se mostrou um passo significativo para a construção de um diálogo mais amplo sobre a saúde mental nas escolas. À medida que se desenrolam essas discussões, a expectativa é que medidas concretas sejam implementadas para garantir um futuro mais saudável e inclusivo para os jovens paranaenses.