Investimentos em Infraestrutura Viária em Minas Gerais
O Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), anunciou o início de duas obras significativas para a infraestrutura viária do estado. Essas intervenções têm como objetivo garantir segurança, mobilidade e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico em áreas estratégicas.
Uma das principais obras é a construção de uma nova ponte sobre o Rio Paranaíba, que irá conectar a comunidade da Rocinha e o distrito de Pilar, em Patos de Minas, ao município de Lagamar, na rodovia LMG-722. A estrutura terá 96 metros de extensão e 10,6 metros de largura, com um custo total de R$ 14,6 milhões e previsão de conclusão em 360 dias, começando a contar a partir de 24 de setembro de 2025. Esta nova travessia substituirá a antiga ponte de estrutura metálica e madeira, que atualmente limita o tráfego de veículos acima de 12 toneladas, dificultando o escoamento da produção local, especialmente em períodos de chuvas intensas.
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Com a nova ponte, espera-se uma ampliação na capacidade de tráfego, permitindo a circulação segura de veículos pesados e promovendo uma melhor integração entre os municípios. Além disso, essa infraestrutura contribuirá para a redução de custos logísticos e fortalecerá a economia da região. A construção da nova ponte será realizada ao lado da antiga, garantindo que a circulação não seja comprometida durante as obras.
A região do Alto Paranaíba é conhecida pela sua expressiva atividade agropecuária e pela movimentação intensa de mercadorias e pessoas. Importantes mineradoras também estão localizadas nas proximidades do trecho onde a nova ponte será erguida.
Ponte sobre o Rio Casca na Zona da Mata
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Outra importante obra autorizada é a construção da ponte sobre o Rio Casca, situada na rodovia AMG-1715, entre o entroncamento da MG-329 e Santo Antônio do Grama, na Zona da Mata. Esta ponte terá 80 metros de extensão e 10 metros de largura, com um custo aproximado de R$ 6 milhões, com prazo de conclusão também de 360 dias. A nova estrutura será construída ao lado da antiga, assim como no caso da ponte sobre o Rio Paranaíba.
A atual ponte, que possui apenas uma faixa de tráfego, impõe restrições ao transporte de cargas e obriga os veículos a utilizarem rotas alternativas. A nova travessia facilitará o acesso à capital, Belo Horizonte, proporcionando maior segurança e fluidez no trânsito.
Segundo Matheus Novais, diretor-geral do DER-MG, “Essas obras são investimentos fundamentais para o desenvolvimento sustentável do estado, pois garantem não apenas a segurança dos usuários, mas também fortalecem a economia regional ao permitir o escoamento eficiente da produção agropecuária e o transporte de mercadorias. Estamos comprometidos em ampliar a infraestrutura rodoviária para melhorar a qualidade de vida das comunidades e fomentar o crescimento econômico.”
Ambos os projetos são financiados com recursos do Tesouro Estadual, representando investimentos estratégicos na melhoria da infraestrutura rodoviária em Minas Gerais. Com a realização destas obras, o governo busca promover o desenvolvimento econômico, aumentar a segurança viária e elevar a qualidade de vida nas comunidades locais.