Avanços na Conectividade em Minas Gerais
Em busca de mais inclusão digital e cidadania, o Governo de Minas Gerais, através da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), está expandindo a cobertura de telefonia móvel e internet em três novas localidades do estado, como parte do programa Alô, Minas! Fase II. As novas antenas já foram instaladas em São José de Macaúbas (Cônego Marinho), Turvão (Ervália) e Capivara (Cajuri).
Essas instalações marcam o início da segunda fase do projeto, que visa atingir mais de 28 mil moradores dessas regiões. Anteriormente, a Fase I do programa já havia beneficiado mais de 110 mil cidadãos em 150 localidades. A expansão da cobertura de telefonia é um passo significativo para melhorar a qualidade de vida e o acesso à informação em áreas mais remotas.
Futuro da Conexão em Minas: Novas Expansões
Previsto para 2026, o programa Alô, Minas! planeja chegar a mais 36 distritos e comunidades em diversas regiões do estado, incluindo Jequitinhonha, Mucuri, Norte de Minas, Alto Paranaíba, Zona da Mata, Central e Sul de Minas. Lançado em 2020, o programa tem como meta promover o desenvolvimento econômico e social, favorecendo a ampliação da cobertura de telefonia móvel.
Com a entrega das novas antenas, a Seplag-MG conclui um ano repleto de avanços significativos, que vão desde a reparação de danos das tragédias de Brumadinho e Mariana até melhorias no atendimento ao cidadão, além de iniciativas voltadas para inovação e sustentabilidade.
Conectando Cidadãos e Governo
A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Silvia Listgarten, ressaltou a importância dessas iniciativas: “A Seplag-MG vem conectando o Governo de Minas às necessidades de cada mineiro. Temos digitalizado os serviços públicos oferecidos, simplificado a linguagem e proporcionado qualidade ao dia a dia da população. Isso gera um impacto real na vida das pessoas. Com essa experiência, planejamos um futuro que une o serviço público, o cidadão e o Estado, garantindo uma gestão inovadora e responsável: da reparação do passado à digitalização do presente e ao planejamento sustentável do futuro”.
