Início dos Passeios na Lagoa da Pampulha
A Lagoa da Pampulha, um dos ícones de Belo Horizonte, inicia seus passeios turísticos de barco gratuitos neste sábado (27). A navegação será realizada no catamarã intitulado “Capivarã”, que comporta 30 passageiros. Essa ação faz parte das celebrações pelos 128 anos da capital mineira e é um projeto piloto que está programado para durar três meses.
A iniciativa, segundo a prefeitura, marca o retorno das atividades náuticas na lagoa, proibidas desde 1968 devido a problemas de poluição. Com a melhora na qualidade da água, agora é possível retomar os passeios, algo muito esperado pela comunidade local.
A proposta foi anunciada em outubro, em um momento em que o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG) exigiam que a prefeitura apresentasse soluções para a recuperação da Lagoa da Pampulha. Em setembro, o governo estadual também se comprometeu a assegurar a navegabilidade do local até janeiro de 2026.
Como Participar dos Passeios
Os embarques para os passeios ocorrerão no Centro de Atendimento ao Turista – Álvaro Hardy (CAT Veveco), situado na Avenida Otacílio Negrão de Lima, 855. Neste sábado, haverá passeios programados para as 13h e 14h, com a retirada de ingressos disponível na plataforma Sympla, a partir das 12h desta sexta-feira (26). Cada pessoa poderá pegar até dois convites, totalizando 52 ingressos disponíveis (26 para cada horário).
No domingo (28), os passeios contarão com 78 ingressos disponíveis em três horários: 10h, 13h e 15h, também com retirada pelo Sympla a partir das 12h da mesma sexta. É importante lembrar que na próxima semana não haverá navegação na quinta-feira, 1º de janeiro de 2026, mas os passeios retornarão normalmente de sexta a domingo.
A orientação é que os visitantes cheguem ao local com pelo menos 15 minutos de antecedência. Em caso de condições climáticas adversas, os passeios poderão ser cancelados, e os ingressos não poderão ser utilizados em outra data.
Detalhes do Projeto Piloto
Os catamarãs operarão de quinta a domingo, oferecendo várias saídas diárias com ingressos gratuitos, disponíveis através da plataforma Sympla. A navegação percorrerá um circuito que passa pelos principais marcos do Conjunto Moderno da Pampulha, como a Igreja de São Francisco de Assis, o Mineirão, o Mineirinho e a Casa do Baile.
Os passeios terão duração mínima de uma hora e contarão com guias turísticos que compartilharão informações sobre a história, cultura e meio ambiente da região. As embarcações estarão equipadas com banheiro, água potável e um sistema de som para maior conforto dos visitantes.
A licitação para a contratação dos catamarãs foi realizada pela prefeitura, reforçando o compromisso com a qualidade dos passeios.
Qualidade da Água e Segurança
A prefeitura destaca que a retomada das navegações é possível graças à melhoria na qualidade da água da lagoa, resultado de iniciativas de despoluição que começaram em 2016. Dados da administração e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) indicam que a qualidade das águas agora varia de boa a ótima.
Para assegurar a segurança durante os passeios, 17 servidores da Guarda Municipal e da Diretoria de Manutenção de Bacias passaram por capacitação oferecida pela Capitania Fluvial de Minas Gerais, vinculada à Marinha do Brasil. Eles completaram um curso específico para formação de marinheiros fluviais auxiliares.
