Alerta de Calor Muito Intenso
A onda de calor que afeta Minas Gerais gerou um alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que persistirá até segunda-feira (29), às 18h. As regiões Sul, Triângulo Mineiro e Zona da Mata estão sob aviso vermelho, indicando grande perigo devido às altas temperaturas. Este comunicado surge em um cenário de calor intenso que se espalha pelo Brasil neste fim de ano, particularmente impactando a região Centro-Sul.
O aviso amarelo do Inmet, que é considerado um sinal de perigo potencial, também deve ser levado em conta, exigindo atenção redobrada da população. De acordo com informações da Defesa Civil, nesta tarde, Belo Horizonte registrou a segunda maior temperatura do ano, com 35,2º C na região de Venda Nova às 13h50. O recorde até agora de 2023 foi de 35,5º C, registrado em 7 de outubro, às 15h50.
A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu um alerta devido a uma massa de ar quente que pode elevar as temperaturas acima de 33º C até a próxima terça-feira. A prefeitura da capital mineira, em nota, informou que até o momento não houve um aumento significativo na busca por atendimento médico relacionado ao calor. “As unidades de saúde estão preparadas para atender a população, com os estoques de medicamentos e insumos devidamente abastecidos”, garantiu a nota.
