Liberdade Após Prisão
A Justiça mineira decidiu soltar um jovem de 22 anos, preso por tráfico de drogas em Ribeirão das Neves, na Grande BH. Este indivíduo é também suspeito de ter assassinado um vizinho, de 71 anos, com uma chave de fenda, em um crime ocorrido em novembro do ano passado na zona rural de Esmeraldas, região metropolitana de Belo Horizonte.
A soltura foi determinada após audiência de custódia realizada no último domingo (4). O jovem estava encarcerado apenas por tráfico, já que não havia um mandado de prisão em aberto relacionado ao homicídio. O juiz David Pinter Cardoso argumentou que a confissão do réu não tinha validade jurídica, pois o suspeito não teve acesso a um advogado durante seu interrogatório. Além disso, o magistrado ressaltou que a entrada da polícia na residência do acusado ocorreu sem mandado judicial, e que a investigação do homicídio não estava vinculada à prisão atual.
Prisão e Apreensão de Drogas
De acordo com informações da Polícia Militar de Minas Gerais, o suspeito foi capturado no bairro Hawai, em Ribeirão das Neves, enquanto atuava no tráfico de drogas, aparentemente para conseguir dinheiro e fugir para a Bahia. Durante a abordagem, os policiais apreenderam 170 pinos de cocaína e várias buchas de maconha com o jovem.
O sargento Marques, do 40º Batalhão da Polícia Militar, relatou à Rádio Itatiaia que a morte de Edson Viana pode ter sido resultado de um acerto de contas. Segundo o sargento, o cachorro do idoso atacou algumas galinhas de propriedade do suspeito, que passou a fazer ameaças de retaliação contra Viana. O idoso, apesar de saber da situação, aparentemente não tinha dinheiro disponível para pagar pela perda das aves e foi assassinado durante um encontro com o suspeito.
“Conforme o boletim de ocorrência, o suspeito utilizou uma chave de fenda para perfurar o crânio de Edson, causando diversas perfurações. Também foi encontrada uma madeira com vestígios de sangue, sugerindo que o idoso pode ter sido atingido por essa arma”, explicou o sargento Marques.
Mudanças nos Depoimentos e Medidas Futuras
Durante a abordagem da PM, o suspeito tentou fugir pelos fundos de uma residência e despejou uma sacola contendo drogas. Em entrevista, ele alterou os detalhes do crime anterior, alegando que Edson tinha um relacionamento com sua madrasta. O idoso, segundo o relato, teria convidado o jovem para assassinar um terceiro homem, o que teria gerado a ira do suspeito, levando-o a cometer o homicídio.
“Ele estava com medo de ser atacado por Edson e, em um momento de raiva, usou a chave de fenda para atacá-lo. Tudo indica que um pedido de prisão preventiva será solicitado para evitar que ele fuja, o que parece ser sua intenção”, concluiu o sargento.
