Reforço na Atenção Primária em Saúde
Na última segunda-feira, 12 de março, a Clínica Gonçalense do Colubandê celebrou dois anos de atendimento à população de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro. A unidade faz parte do esforço da rede pública municipal em fortalecer a Atenção Primária em Saúde (APS) por meio do Plano Estratégico Novos Rumos, focando no eixo “Cidade Saudável”. O principal objetivo deste plano é a reformulação e descentralização dos serviços de saúde no município, beneficiando diretamente os cidadãos.
Recentemente, foram entregues as Clínicas Municipais Gonçalenses do Colubandê e da Lagoinha, e uma terceira unidade está em construção no bairro de Neves. Essas clínicas foram projetadas para oferecer uma variedade de serviços e especialidades à população, com o intuito de melhorar o acesso à saúde.
A Clínica do Colubandê, a primeira a ser inaugurada, destaca-se pela diversidade de serviços. Localizada na Avenida José Mendonça de Campos, além das consultas com médicos generalistas e atendimentos típicos das Unidades de Saúde da Família (USFs), a unidade oferece consultas com pediatras, ginecologistas e ortopedistas. Outro diferencial é a disponibilização de exames como raio-x, eletrocardiograma e atendimento odontológico infantil.
Novas Especialidades e Equipamentos Modernos
Com apenas cinco meses de funcionamento, a Clínica da Lagoinha foi construída do zero e já apresenta um serviço de oftalmologia, que inclui exames oftalmológicos e raio-x odontológico. No final de novembro, a clínica recebeu dois novos equipamentos essenciais para o diagnóstico, um mamógrafo e um tomógrafo, ampliando a capacidade de atendimento e diagnóstico da unidade.
A Clínica de Neves, ainda em construção, promete trazer especialidades como ortopedia e oftalmologia, além da realização de exames de mamografia, tomografia, ultrassonografia e raio-x. A previsão é de que essa nova unidade beneficie cerca de 24 mil usuários, dobrando a capacidade de atendimento da atual Unidade de Saúde da Família (USF) Neves, que será desativada após a inauguração.
“A expansão dos serviços nas clínicas reflete nosso compromisso em reorganizar e fortalecer a Atenção Primária em Saúde. Estamos oferecendo uma estrutura adequada, permitindo que os moradores encontrem atendimento mais próximo de suas residências, o que desafoga outros serviços e garante mais comodidade aos nossos usuários”, afirma Ana Cláudia Pinnas, coordenadora da APS.
Compromisso com a Saúde da População
As novas unidades contam com equipes multiprofissionais e espaços modernizados, oferecendo todos os serviços disponíveis nas USFs, como atendimentos médicos gerais, serviços de enfermagem, e consultas com profissionais da equipe multidisciplinar. Isso inclui nutricionistas, fisioterapeutas, educadores físicos, assistentes sociais, psicólogos e fonoaudiólogos, além de dentistas e programas de vacinação.
O prefeito Capitão Nelson ressaltou que essas clínicas simbolizam um compromisso da Prefeitura em aproximar o cuidado em saúde da população, promovendo uma rede mais acessível, moderna e humanizada. Ele também mencionou a importância do apoio do deputado federal Altineu Côrtes, que garantiu recursos federais para o setor da saúde.
A reestruturação da rede de saúde municipal engloba revitalizações e ampliações, com novas unidades sendo erguidas em diversos bairros. A Clínica de Neves, que está situada na esquina das ruas Oliveira Botelho e Barão de São Gonçalo, deve ser entregue no primeiro semestre deste ano, seguindo rigorosamente os protocolos do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), incluindo climatização e acessibilidade para pessoas com deficiência.
