Hamnet é o grande vencedor da noite
Neste domingo (11), Las Vegas foi palco da cerimônia do Globo de Ouro 2026, onde o filme “Hamnet” desbancou “O Agente Secreto” e levou para casa o prêmio de Melhor Filme de Drama. Dirigido pelo renomado Kleber Mendonça Filho, o longa brasileiro, apesar da derrota na principal categoria, se destacou ao conquistar os prêmios de Melhor Filme Internacional e Melhor Ator em Filme de Drama, que foi para Wagner Moura.
“Hamnet” é uma obra que faz uma profunda reflexão sobre a vida doméstica de William Shakespeare, interpretado por Paul Mescal, e sua esposa Agnes, vivida por Jessie Buckley. O enredo, que aborda de forma sensível a trágica perda de seu filho de apenas 11 anos devido à peste bubônica, retrata o luto da família em Stratford, enquanto o dramaturgo tenta firmar sua carreira em Londres. O filme culmina na transformação dessa dor em arte, refletindo a criação de Hamlet, uma de suas obras mais icônicas.
O Agente Secreto brilha em outras categorias
Embora “O Agente Secreto” não tenha saído vitorioso na categoria principal, o filme fez bonito na premiação, garantindo o reconhecimento como Melhor Filme Internacional. Na disputa, superou concorrentes de peso, como “Foi Apenas um Acidente” da França, “A Única Saída” da Coreia do Sul e “Valor Sentimental” da Noruega, entre outros. Com essa conquista, o filme iguala o feito de “Central do Brasil”, que venceu na mesma categoria em 1999.
No que diz respeito ao prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama, Wagner Moura desbancou uma lista de atores renomados, incluindo Dwayne Johnson por “Coração de Lutador: The Smashing Machine” e Michael B. Jordan por “Pecadores”. Moura se torna, assim, o primeiro ator brasileiro a conquistar essa estatueta, um feito que ressoa com a história de Fernanda Torres, a primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro de Melhor Atriz.
Enredo e elenco de O Agente Secreto
Ambientado na década de 1970, “O Agente Secreto” narra a história de Marcelo, um professor universitário que se vê perseguido pela repressão militar brasileira. Em sua fuga de São Paulo para Recife, ele busca escapar dos agentes governamentais que estão atrás dele por suas atividades subversivas. Ao chegar na cidade, bem no período do Carnaval, percebe que a vigilância continua, desta vez pelos olhos de seus vizinhos.
Além de Wagner Moura, o filme conta com a participação de um elenco talentoso, incluindo Maria Fernanda Cândido, Gabriel Leone, Isabél Zuaa e Alice Carvalho, além de Udo Kier e Thomás Aquino. O longa está previsto para estrear nos cinemas ainda este ano, prometendo atrair a atenção do público.
O Agente Secreto e a corrida ao Oscar 2026
Na esteira de seu sucesso no Globo de Ouro, a Academia Brasileira de Cinema selecionou “O Agente Secreto” para representar o Brasil na busca por uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional do Oscar 2026. O filme pode repetir o sucesso de “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres, na premiada disputa.
