Um Reflexo da Cultura e Inclusão
A série documental “Vozes do carnaval” estreia nesta quarta-feira, dia 21 de janeiro, às 19h, no canal do coletivo Teia de Criadores no YouTube. A produção traz à tona a folia de Belo Horizonte, enfocando como este evento se torna um espaço de reinvenção do espaço público. A série traz à luz elementos como festa, memória, afeto e as lutas por direitos da população, apresentando as trajetórias dos blocos carnavalescos Bigode, Todo Mundo Cabe no Mundo e Alforriado Matias.
No mesmo dia da estreia, será lançada uma playlist com canções autorais do carnaval de BH, que será celebrada em um show na Autêntica. O diretor do projeto, Zotha, destaca em material de divulgação que “o carnaval é um espaço vivo de construção coletiva e de imaginação da cidade que podemos criar”. Essa afirmação ressalta a importância do carnaval como um momento de união e expressão cultural.
Inclusão e Acessibilidade no Carnaval
Um dos destaques da série é o bloco Todo Mundo Cabe no Mundo, que se destaca por seu caráter inclusivo, promovendo a participação de pessoas com deficiência (PCD). Com legendas e audiodescrição, os episódios serão exibidos em quatro datas distintas: o primeiro, intitulado “Qual cidade imaginária você quer habitar?”, estreia agora, seguido por “Bloco do Bigode” no dia 28 de janeiro, “Bloco Todo Mundo Cabe no Mundo” em 4 de fevereiro, e “Bloco Alforriado Matias” no dia 11 de fevereiro, sempre às 19h. Após essas exibições, está previsto o lançamento de um filme que reunirá os quatro episódios da série.
Além de dirigir, Zotha também é responsável pelo roteiro da série. A coordenação do projeto fica a cargo de Mariana Evaristo, enquanto Matheus Couto se dedica à produção executiva e Mirela Persichini à montagem. Para mais informações, os interessados podem acessar o canal da Teia dos Criadores no YouTube, onde também poderão acompanhar o desenvolvimento dessa importante iniciativa cultural.
