Galo Doma o Clássico em Casa
No primeiro clássico mineiro da temporada 2026, o Atlético-MG mostrou sua força jogando em casa e garantiu a vitória na Arena MRV. O Galo virou o jogo contra o Cruzeiro, vencendo por 2 a 1, com gols de Bernard e Hulk. Kaio Jorge marcou para a Raposa. Com esse resultado, o Atlético celebra sua primeira vitória no Campeonato Mineiro, embora ainda ocupe a terceira posição no Grupo A. Já o Cruzeiro se mantém em segundo lugar no Grupo C, atrás do North.
Início Promissor do Galo
Com o apoio da torcida, o Atlético-MG começou a partida pressionando o Cruzeiro, criando boas chances logo nos primeiros minutos. Dudu e Victor Hugo foram protagonistas nas jogadas de ataque, mas Cássio, goleiro do Cruzeiro, fez defesas importantes que mantiveram o placar zerado.
Cruzeiro Abre o Placar
Após resistir aos ataques iniciais, o Cruzeiro se reestruturou e passou a ter mais posse de bola. Na metade do primeiro tempo, a Raposa teve um momento decisivo. Aos 26 minutos, Kaiki encontrou Kaio Jorge na área e o atacante, com um toque sutil por cobertura, superou Everson, colocando o Cruzeiro em vantagem no clássico.
Controvérsias na Arbitragem
Em desvantagem, o Atlético-MG intensificou os ataques e criou várias oportunidades, mas não conseguiu finalizar em gol. Nos minutos finais do primeiro tempo, a arbitragem de Davi Lacerda foi questionada pelos jogadores do Galo. Após uma jogada em que Bernard foi derrubado na área, o VAR foi acionado, mas o árbitro decidiu seguir com o jogo, gerando ainda mais tensão entre os jogadores.
Empate e Esperança para o Galo
No início da segunda etapa, o Atlético-MG continuou com o domínio do jogo, e o gol de empate não tardou a chegar. Dudu fez uma excelente jogada pela esquerda e cruzou rasteiro para Bernard, que completou para o fundo das redes, igualando o marcador e renovando a esperança da torcida.
Virada Com Estilo
O Atlético-MG, melhor em campo e apoiado por sua apaixonada torcida, virou o jogo com um momento mágico de Hulk. Aos 22 minutos do segundo tempo, o atacante recebeu um passe de Franco e, da entrada da área, acertou um chute preciso no ângulo de Cássio, anotando um golaço e colocando o Galo à frente.
Desespero no Final
Nos minutos finais, o Cruzeiro lutou para evitar a derrota, buscando o empate com determinação. A melhor chance veio com Arroyo, que, em uma jogada bem trabalhada por Matheus Pereira, desperdiçou a oportunidade de igualar o jogo ao chutar por cima, deixando a vitória do Atlético-MG garantida no primeiro clássico da temporada.
Resumo do Jogo
O clássico terminou com o placar de 2 a 1 a favor do Atlético-MG, consolidando a vitória na quinta rodada do Campeonato Mineiro. O jogo teve público de 39.332 torcedores e arrecadou mais de R$ 1 milhão em ingressos. O destaque da partida foram os gols de Kaio Jorge, Bernard e Hulk.
ATLÉTICO 2×1 CRUZEIRO
Campeonato Mineiro – 5ª rodada
Data e horário: 25/1/2026 (domingo), às 18h (de Brasília)
Local: Arena MRV, Belo Horizonte (MG)
Gols: Kaio Jorge, 26’/1ºT (0-1), Bernard, 11’/2ºT (1-1), Hulk, 26’/2ºT (2-1)
ATLÉTICO: Everson; Preciado (Igor Gomes), Ruan, Alonso, Lodi; Franco, Maycon, Victor Hugo (Alexsander); Bernard (Gustavo Scarpa), Dudu (Cuello) e Hulk (Reinier). Técnico: Jorge Sampaoli.
CRUZEIRO: Cássio; William, Fabrício Bruno, Jonathan Jesus, Kaiki; Lucas Romero (Chico da Costa), Lucas Silva (Gerson), Christian (Japa), Matheus Pereira; Wanderson (Arroyo) e Kaio Jorge. Técnico: Tite.
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Nailton Junior de Sousa Oliveira (CE) e Leila Naiara Moreira da Cruz (GO)
VAR: Daniel Nobre Bins (RS)
Cartões Amarelos: Victor Hugo, Alan Franco, Gustavo Scarpa (CAM), Fabrício Bruno (CRU)
