Aumento na Estrutura de Banheiros para o Carnaval
O Carnaval de Belo Horizonte em 2026 promete ser ainda mais confortável para os foliões, com uma ampliação significativa na oferta de banheiros. O número de pontos fixos de banheiros aumentou em 19,4% em comparação ao ano anterior, enquanto as diárias das cabines químicas tiveram um crescimento de 13,4%. Ao todo, a Prefeitura instalou 123 estruturas fixas para o evento que ocorrerá entre os dias 13 e 17 de fevereiro, distribuídas em bairros como Cruzeiro, Buritis, Barro Preto, Pompéia, Santa Tereza, Floresta, São Luiz, Santa Amélia, além do Centro e Savassi. No ano passado, foram 103 pontos.
Com a inclusão das cabines volantes, que estarão disponíveis durante todos os blocos de rua da cidade, o total de diárias de banheiros químicos chega a 15.438. Dentre essas, 442 são adaptadas para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso da gestão municipal com a acessibilidade. Em 2025, foram disponibilizadas 13.610 diárias.
Calculando as Necessidades Durante a Folia
A totalização das diárias leva em consideração todas as cabines sanitárias colocadas à disposição ao longo do Carnaval. A quantidade de banheiros químicos varia diariamente, de acordo com o número de blocos e a previsão de público para cada dia da festa. Essa abordagem garante que a oferta esteja alinhada com a demanda, proporcionando um atendimento eficaz e adequado aos foliões.
“Neste ano, ampliamos o número de diárias e de pontos fixos de banheiros, priorizando o bem-estar dos foliões, a higiene e a adequada operacionalização da cidade, para mitigar os impactos naturais de um evento da magnitude do Carnaval. Esse esforço também passa pela sensibilização e conscientização dos foliões, que têm papel fundamental nesse processo”, afirma Eduardo Cruvinel, presidente da Belotur.
Banheiros Móveis e Parcerias para o Sucesso do Evento
Até o domingo (22), a operação de banheiros químicos continuará com cabines móveis posicionadas ao longo dos trajetos dos cortejos. As estruturas estarão localizadas em pontos de concentração, durante o percurso e na dispersão dos foliões. A gestão dos banheiros químicos para o Carnaval é responsabilidade da Prefeitura de Belo Horizonte, realizada por meio da Belotur, com o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (CDL-MG), Esportes da Sorte e Supermercados BH. Além disso, a parceria cultural do Sesc em Minas, a colaboração institucional da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) e o patrocínio da Caixa Econômica Federal são fundamentais para o sucesso dessa operação.
