Oportunidades e Inovação no Horizonte
O Carnaval, a maior festa popular do Brasil, é sinônimo de alegria para milhões de foliões. Além da diversão, representa uma vitrine significativa para o Comércio, Serviços e a economia criativa em Minas Gerais. Na edição de 2026, a previsão é que 13,2 milhões de pessoas participem das festividades, gerando um impacto econômico estimado em R$ 5,75 bilhões, segundo a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult).
Mais de 400 mil pequenos negócios, incluindo microempreendedores individuais, microempresas e pequenas empresas, estão prontos para se beneficiar com o aumento das vendas e serviços durante os quatro dias de festa. Em Belo Horizonte, por exemplo, são esperados mais de 6 milhões de foliões, o que significa um impacto econômico superior a R$ 1 bilhão, conforme informações da Belotur. Isso representa uma grande oportunidade para os 76.230 pequenos empreendimentos que atuam em setores como alimentação, vestuário e turismo, com a maioria (59,23%) sendo microempreendedores individuais.
Durante o carnaval, negócios relacionados a bares, restaurantes, vestuário, turismo e entretenimento se tornam essenciais. As micro e pequenas empresas têm a chance de aumentar sua visibilidade e explorar novas oportunidades de mercado, tornando o período carnavalesco um verdadeiro impulsionador econômico.
O Sebrae Minas como Apoiador
O Sebrae Minas está atento a este cenário promissor e tem se esforçado para fortalecer os pequenos negócios por meio de capacitações, consultorias e incentivo à formalização. Esses esforços visam melhorar a gestão, produtividade e competitividade dos empresários, além de ampliar sua presença digital.
O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva, enfatiza que “o Carnaval em Minas Gerais une cultura, identidade e empreendedorismo, transformando a festa em uma oportunidade de renda e fortalecimento da economia local. Com um planejamento financeiro adequado e qualificação do atendimento, micro e pequenas empresas podem capitalizar sobre este período, e o Sebrae Minas está aqui para apoiar esses empreendedores a organizarem, inovarem e aproveitarem ao máximo a potencialidade econômica dessa celebração”.
Folia: Um Impulso para os Negócios
Uma pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Econômicos e de Inteligência & Pesquisa da Fecomércio-MG revelou que 65,8% dos empresários do comércio varejista consideram o impacto do Carnaval positivo para seus negócios. Fatores como o aumento do movimento nos estabelecimentos (47,6%) e a maior circulação de turistas e moradores pela cidade (45,4%) são apontados como principais razões para esse otimismo.
O Sebrae Minas também disponibiliza uma série de recursos e conteúdos gratuitos através da plataforma Sebrae Play, focando em temas como planejamento, marketing, gestão de estoque e finanças, direcionados a setores que abrangem turismo, alimentação e economia criativa. A série “Meu Negócio é Carnaval” é uma oportunidade para os empreendedores se prepararem adequadamente para a festa.
Além disso, o Sebrae Minas preparou uma lista com dez dicas práticas para auxiliar os pequenos negócios a alavancarem suas vendas durante o evento. Com essas orientações, os empreendedores podem se preparar melhor para aproveitar ao máximo as oportunidades que o Carnaval proporciona, garantindo assim um crescimento significativo em suas atividades.
