Fundação da Academia de Letras do Brasil na Zona da Mata Mineira
Na tarde de 20 de junho de 2026, Manhuaçu celebrou a criação da Academia de Letras do Brasil seção Minas Gerais e Seccional Zona da Mata Mineira – ALB-MG/ZMM, um evento que marcou a história cultural do município e da região. Composta por 40 acadêmicos fundadores, 17 honorários e 3 honorários internacionais vindos dos Estados Unidos, Cuba e Portugal, a nova seccional representa um importante avanço para a valorização da literatura e das artes na Zona da Mata.
Presenças ilustres e homenagem à sustentabilidade
A cerimônia foi enriquecida pela presença de oito presidentes de academias regionais de letras, entre eles o Dr. Mauro José de Morais, presidente da Academia de Letras do Brasil/MG, que conduziu a sessão solene de criação da seccional formada por 154 municípios. O presidente fundador da ALB-MG/ZMM, Comendador Fabrício Santos, e diversas lideranças culturais, como Grazielle Sabino, presidente da Academia ACLA/MG, e Maria Ângela Afonso Pereira, da Academia Lajinhense de Letras, também marcaram presença.
Um dos destaques da solenidade foi a palestra da Drª Maria Suely Farias Cunha, representante da Federação Brasileira das Academias (FEBACLA/RJ), que abordou temas relacionados ao meio ambiente e à sustentabilidade. Seu livro sobre o assunto está concorrendo ao Prêmio Jabuti 2026. A Drª Suely recebeu ainda o título honorífico de “Doutor Honoris Causa em Sustentabilidade” pelo Instituto Gotland Group, o primeiro diploma global da área, além de um diploma de “Notório Saber em Literatura” pelo livro “A Formação do Gestor Sustentável”.
Expressões artísticas e exposição literária
O evento aconteceu na sede do Instituto Gotland, contando com representantes de 22 cidades, familiares e convidados. Durante a solenidade, os acadêmicos brindaram o público com diversas manifestações poéticas. O presidente Comendador Fabrício Santos conduziu o Coral de alunos do Instituto Gotland, acompanhado pelo acordeonista Estevan Caldeira Rhodes, e ainda participou cantando algumas músicas.
Leia também: Proteção do Patrimônio Cultural: Um Dever Legal e Social
Fonte: triangulodeminas.com.br
Além disso, houve recitações de poemas por diversos acadêmicos, como Arimatéia Alves de Santana, Estefânia Schmid, Cleberson de Oliveira, Gabriela Santos, Armando Luiz Sousa, Elizete Rodrigues Ferreira, Mônica Oliveira, Lúcia Maria Ferreira, Eva Almeida e Romildo Alves, todos ligados a cidades da Zona da Mata.
O evento também contou com uma grande “Exposição Literária” apresentando obras dos membros fundadores e honorários da ALB-MG/ZMM. Paralelamente, professores da Central das Artes Família Santos promoveram um “Workshop de Desenho Digital” e expuseram trabalhos dos alunos. A jovem Mariana Coelho Mendes Picada, do Instituto Gotland Group, emocionou ao recitar o poema “Eternizando a Arte”, escrito pelo Comendador Fabrício Santos, entre outras apresentações de jovens e adolescentes.
Dança e poesia: uma combinação cultural
O grupo Empório de Dança de Lajinhense fez uma participação especial com oito bailarinas que recitaram poemas extraídos dos livros dos acadêmicos Comendador Fabrício Santos e Ana Paula Alves, esta última tendo lançado sua obra “Quando a Alma Aprende a Florescer” durante o evento. A acadêmica Cleide Aparecida Rodrigues apresentou o grupo de balé, que encantou o público com poesias de autores empossados.
Impacto cultural e perspectivas para a literatura regional
A criação da Academia de Letras do Brasil tem como objetivo democratizar e ampliar o acesso à cultura acadêmica, especialmente por meio da valorização da literatura, das artes e da poesia. A ALB-MG/ZMM foi estruturada para atuar fortemente na Zona da Mata Mineira, reunindo escritores locais e regionais que passam a desenvolver projetos culturais e incentivar novos talentos.
Com sede em Manhuaçu, a ALB-MG/ZMM empossou um total inédito de 60 acadêmicos, incluindo representantes internacionais, fortalecendo o intercâmbio cultural e a promoção da produção literária na região. O presidente fundador, Comendador Fabrício Santos, destacou o compromisso de ampliar a participação da academia, promover uma base sólida para escritores independentes e fomentar a descoberta de novos talentos.
Segundo Fabrício Santos, a autonomia da academia facilitará a abertura para novos membros e a expansão das seccionais, garantindo apoio a autores que enfrentam dificuldades para publicar e divulgar suas obras. A ALB-MG/ZMM surge como um espaço de valorização e incentivo à literatura regional, contribuindo para o fortalecimento da cultura na Zona da Mata Mineira.
Com informações do Comendador Fabrício Santos.
