Investimentos Estruturais na Polícia Civil
O Governo de Minas Gerais anunciou um investimento superior a R$ 4,3 milhões para a Polícia Civil (PCMG), com o objetivo de promover melhorias em suas estruturas. O repasse foi confirmado nesta segunda-feira (12/1) pelo governador Romeu Zema e o vice-governador Mateus Simões, durante a abertura oficial do 6º Curso de Operações Especiais (COP) da corporação.
Essa iniciativa faz parte das celebrações em torno dos 100 anos da Academia de Polícia Civil de Minas Gerais (Acadepol), que será comemorado em 2026. O governador destacou a importância dos investimentos para aprimorar as condições de trabalho da PCMG e elogiou a formação oferecida pela academia. “Estamos celebrando um marco muito significativo em nossa academia de polícia, que é reconhecida em todo o Brasil. Queremos que a Acadepol se torne cada vez mais equipada, por isso estamos destinando recursos para melhorar a infraestrutura da PCMG”, afirmou Zema.
O governador ressaltou ainda que, sob sua gestão, foram reformadas ou inauguradas mais de 200 unidades da Polícia Civil em Minas Gerais. Além disso, foram adquiridos armamentos modernos e entregues mais de 1.500 novas viaturas, ações que contribuíram para que o estado seja considerado um dos mais seguros do país.
Revitalização da Acadepol
Os recursos destinados à Polícia Civil serão utilizados para revitalizar a estrutura da Acadepol. Entre as melhorias previstas estão a reforma da fachada, reestruturação das edificações, climatização das áreas de ensino e revitalização do ginásio. Também está planejada a implantação de energia fotovoltaica no Centro de Treinamento Avançado (CTA), localizado em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, além da estruturação física da Escola Estadual Ordem e Progresso, na capital mineira.
Os recursos para esse investimento vêm de várias fontes, incluindo o Acordo de Brumadinho, o Fundo Nacional de Segurança Pública, o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), e um repasse da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG).
Formação de Policiais
Fundada em 1926, a Acadepol é o principal centro de formação e capacitação do efetivo policial civil de Minas Gerais. Ela é responsável pela formação inicial e continuada de servidores em áreas como investigação criminal, técnicas policiais e gestão da segurança pública, além de oferecer cursos presenciais e online.
O Curso de Operações Especiais (COP) tem como objetivo treinar operadores táticos para atuarem na Coordenação de Recursos Especiais (Core), sendo um pré-requisito para que policiais civis de Minas Gerais integrem esse grupo tático. Vinte e seis alunos estão participando das atividades, incluindo policiais civis e agentes de outras Forças de Segurança.
O vice-governador Mateus Simões também comentou sobre a importância da formação na Acadepol, destacando que “a construção da melhor polícia judiciária do Brasil passa pela formação desses profissionais. É gratificante ver que, ao longo dos anos, a academia tem sido referência em capacitação, tanto em Minas quanto fora do estado”.
Curso de Operações Especiais
Iniciado na última quinta-feira (8/1), o COP envolve treinamentos intensivos focados em missões críticas e de alta complexidade. As atividades incluem operações em ambientes confinados, ações em altura, combate corpo a corpo, tiro tático, atendimento pré-hospitalar e patrulhamento em áreas de risco, além de outras atividades eliminatórias.
Com cerca de 30 dias de duração, o curso é realizado nas instalações da Acadepol, no CTA em Sabará e na sede da Core, em Nova Lima, na RMBH. A delegada-geral Letícia Gamboge, chefe da PCMG, destacou a relevância do curso, afirmando: “Este é o primeiro curso presencial do ano que prepara nossos policiais civis para ingressarem na coordenação de recursos especiais da Polícia Civil”.
Letícia Gamboge também enfatizou que os investimentos anunciados são cruciais para assegurar que a corporação tenha profissionais cada vez mais capacitados para enfrentar a criminalidade no estado, especialmente no combate ao crime organizado.
