A Alegria da Aprovação Conjunta
A conquista de uma vaga em uma universidade pública representa um sonho para muitas famílias. Imagine a felicidade quando essa vitória é alcançada por mãe e filho ao mesmo tempo. Isso aconteceu com Leonardo Lima, de 31 anos, e sua mãe, Elaine Delfino, de 56 anos, que foram aprovados para ingressar na Universidade do Distrito Federal (UnDF).
Leonardo irá cursar economia na Escola Superior de Gestão, localizada próximo ao Memorial JK, enquanto Elaine dará início ao seu curso de nutrição no campus de Samambaia, região onde a família reside. “Foi uma alegria enorme e um alívio saber que conseguimos essa conquista tão significativa. Principalmente, com minha mãe ao meu lado nessa vitória”, compartilhou Leonardo.
Unidos pela educação, a relação de Leonardo com o ensino superior público é antiga. Desde pequeno, ele recebeu incentivo dos pais para estudar. “Sou licenciado em dança e comecei museologia na UnB, mas não consegui concluir. Sempre gostei da pesquisa acadêmica – atualmente, estou cursando mestrado em artes na UnB”, conta.
Leonardo vê a graduação em economia como uma oportunidade única de unir duas áreas que aprecia, mesmo que à primeira vista pareçam distantes. Por sua vez, Elaine está prestes a iniciar sua jornada universitária. Até então, ela cursava um técnico em nutrição e dietética no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). “Era um grande sonho me inscrever em uma faculdade, especialmente na área de nutrição. Fiquei em choque ao descobrir que passei, e ainda mais ao lado do meu filho. Estou tão emocionada que só irei acreditar plenamente quando as aulas começarem”, revelou Elaine, radiante.
A Caminho do Novo Desafio Acadêmico
Para transformar esse sonho em realidade, mãe e filho participaram de um processo seletivo que contemplava vagas remanescentes na UnDF. De acordo com Leonardo, a seleção consistiu na apresentação de uma carta de intenção e no envio de documentos para a comissão de avaliação.
A primeira chamada foi divulgada em 23 de janeiro, mas os nomes de ambos não estavam na lista. A ansiedade permeou a família até que, na segunda chamada, ocorrida na última quarta-feira (4), a felicidade finalmente chegou com a confirmação da aprovação.
Com as aulas programadas para começarem nesta segunda-feira (9), tanto Leonardo quanto Elaine estão motivados e ansiosos para essa nova fase. “É uma motivação incrível começar um curso superior, especialmente sabendo que poderei contribuir para a formação da minha mãe. Como professor em uma escola pública há quase 10 anos, sinto que minha realização vai além do pessoal, pois é uma forma de retribuir todo o apoio que recebi ao longo da minha trajetória acadêmica”, finaliza Leonardo.
