Intenção de Compra em Alta entre Jovens e Adultos
Um estudo recente da Loft, realizado em parceria com a Offerwise, revelou que mais de 50% dos habitantes de Belo Horizonte que têm planos de adquirir um imóvel no primeiro semestre de 2026 estão buscando seu primeiro bem. Ao todo, 54% dos entrevistados da capital mineira estão prestes a ingressar no mercado imobiliário, um cenário que está ligado à expectativa de melhorias nas condições de crédito.
A pesquisa indica que o interesse pela compra de imóveis é especialmente forte entre os mais jovens. Entre os participantes na faixa etária de 18 a 24 anos, 61% afirmam ter planos de adquirir um imóvel nos próximos seis meses. Para aqueles de 25 a 34 anos, a taxa é de 58%. Já o grupo de 35 a 44 anos apresenta uma taxa de 50% de intenção de compra nesta faixa de tempo.
Além disso, o estudo também destaca uma quantidade significativa de compradores mais velhos que se preparam para adquirir seu primeiro imóvel. De acordo com Fábio Takahashi, gerente de Dados da Loft, 60% dos entrevistados na faixa de 45 a 54 anos planejam a compra, assim como 33% das pessoas com 55 anos ou mais. “É notável o número de indivíduos com 45 anos ou mais que estão se organizando para comprar seu primeiro imóvel”, comenta Takahashi.
Perfil dos Compradores e Impacto da Renda
Um olhar mais atento sobre a renda revela que a maior intenção de compra vem de famílias da classe C, onde 70% dos entrevistados planejam adquirir seu primeiro imóvel. Nas classes D e E, o índice é de 64%, um grupo que tende a utilizar programas habitacionais como o Minha Casa, Minha Vida. Já entre os consumidores das classes A e B, 24% e 41%, respectivamente, consideram a compra de um imóvel até o início de 2026.
Para Takahashi, as mudanças que o governo está anunciando para 2025 podem ter influenciado o planejamento das famílias. “O aumento do teto do Sistema Financeiro de Habitação, que atualmente está em R$ 2,25 milhões, pode ter um impacto sobre a decisão da classe média, ao permitir acesso a taxas de financiamento mais baixas”, explica.
Motivações das Compras e Mudanças Pessoais
Quando se trata das razões para a intenção de compra, 66% dos entrevistados mencionam a necessidade de mudar de imóvel, enquanto o mesmo percentual indica a busca por uma nova localização. Mudanças nas dinâmicas familiares, como casamento, nascimento de filhos ou separação, são citadas como motivos por 57% dos participantes da pesquisa.
A pesquisa foi realizada entre 10 de outubro e 3 de novembro de 2025, com um total de 1.400 entrevistas online. A amostra representa a população de Belo Horizonte com 18 anos ou mais, refletindo o comportamento de compra na cidade.
