O Novo Secretário e Seus Desafios
Na última terça-feira (20), o governador Romeu Zema (Novo) deu posse ao novo secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Lyssandro Norton Siqueira. A cerimônia ocorreu na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, e marca a transição após Marília Carvalho de Melo assumir a presidência da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Zema aproveitou o momento para reconhecer as melhorias implementadas por Marília durante sua gestão à frente da Semad. “A Marília, neste tempo, fez grandes mudanças e avanços que serão um legado para todos nós mineiros. Tenho certeza de que a Semad, com o Lyssandro, dará continuidade a todo esse processo de modernização, agilidade, preservação ambiental e punição a todos aqueles que poluam e não respeitam a lei. É exatamente isso que precisamos”, afirmou o governador.
Perfil do Novo Secretário
Lyssandro Norton Siqueira traz consigo uma vasta experiência na área ambiental, sendo procurador do Estado de Minas Gerais desde 1998. É graduado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui um currículo acadêmico sólido, com mestrado em Direito pela Faculdade de Direito Milton Campos e doutorado em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ele também é pós-doutor pela UFMG.
Com uma trajetória destacada, Norton Siqueira fez parte do corpo técnico-jurídico que representou Minas Gerais nos acordos relacionados às tragédias de Brumadinho e ao impacto no Rio Doce. Além disso, é professor nos cursos de mestrado e doutorado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Centro Universitário Dom Hélder Câmara.
Compromissos com a Sustentabilidade
O novo secretário é ativo em entidades relacionadas ao direito ambiental, sendo membro da Associação dos Professores de Direito Ambiental do Brasil e da União Brasileira de Advocacia Ambiental. Ele é amplamente reconhecido por sua contribuição à formulação e implementação de políticas ambientais no país.
“Assumo com o desafio de dar continuidade ao excelente trabalho que a secretária Marília vinha desempenhando. Temos o compromisso de avançar na pauta de licenciamento, de forma rápida e eficiente, mas sempre cautelosa em relação ao meio ambiente e ao nosso território. Também trabalho para desenvolver novos projetos que promovam uma política ambiental eficaz, que valorize a população e o território mineiro”, declarou Lyssandro Norton durante sua posse.
