Abertura da Estação Novo Eldorado
Nesta quinta-feira (5), o Governo de Minas Gerais confirmou que a nova Estação Novo Eldorado do metrô de Belo Horizonte iniciará suas operações na próxima semana. Esta será a 20ª parada da Linha 1 do sistema metroviário da capital mineira. O governador Romeu Zema, do partido Novo, apresentou o novo trem durante uma cerimônia realizada no pátio de manutenção no Bairro São Gabriel.
A Estação Novo Eldorado, localizada em Contagem, está projetada para atender cerca de 7 mil usuários diariamente, refletindo o compromisso do governo com a melhoria do sistema de transporte público. O governador Zema, acompanhado do vice Mateus Simões, do PSD e pré-candidato ao governo de Minas, mostrou o primeiro de dez novos trens que entrarão em operação ainda este ano.
O cronograma prevê que seis das novas unidades serão disponibilizadas até julho, com as outras quatro sendo entregues até dezembro de 2024. A iniciativa faz parte de um pacote de investimentos que soma R$ 700 milhões e inclui a aquisição de 14 composições adicionais do metrô, adquiridas da empresa chinesa Changchun Railway Vehicles (CRRC).
Os recursos para essa renovação de frota são, em parte, oriundos do Acordo Judicial de Reparação de Brumadinho. A cerimônia de apresentação contou com a presença de representantes da Associação dos Familiares das Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem em Brumadinho (Avabrum), que representam aqueles afetados pelo desastre que vitimou 272 pessoas em janeiro de 2019.
Inovações nos Novos Trens
Os novos trens trarão uma série de melhorias, como ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de vigilância, painéis informativos com dados em tempo real, um sistema de contagem automática de passageiros e tecnologia de frenagem regenerativa, que reaproveita a energia gerada durante a desaceleração dos vagões.
A agenda do governador Zema para a mobilidade urbana se intensificou nos últimos meses de seu mandato. Em janeiro deste ano, ele já havia realizado uma viagem teste na Estação Novo Eldorado, uma importante etapa na expansão da Linha 1, que não recebia uma nova parada há mais de 20 anos. Naquela ocasião, o governo anunciou que a estação começaria a operar na primeira quinzena de fevereiro, antes do Carnaval.
Expansão da Linha 1 e Projetos Futuro
A ampliação da linha representa mais uma extensão de 1,7 quilômetro na única linha do Metrô BH, com um custo de R$ 96 milhões. Além das melhorias já anunciadas, o governo também está focando na construção da Linha 2 do metrô de Belo Horizonte, que conectará a Região Oeste da capital à Regional Barreiro.
O plano do Executivo é que as estações Amazonas e Nova Suíça sejam inauguradas ainda este ano, enquanto as outras cinco paradas devem ser entregues até 2028. Essa abordagem a longo prazo visa não apenas melhorar a mobilidade urbana, mas também estimular o desenvolvimento econômico nas áreas atendidas pelo sistema de transporte.
