Reconhecimento na Academia Brasileira de Ciências
A recente eleição da Academia Brasileira de Ciências (ABC) para novos membros titulares resultou na seleção de dois professores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Antônio Carlos Pedrosa Soares, do Instituto de Geociências, e Ana Paula Salles Moura Fernandes, da Faculdade de Farmácia, se juntaram a um grupo seleto de 17 novos membros, composto por nove mulheres e oito homens. Eles receberão seus diplomas na Reunião Magna agendada para maio de 2026, uma das distinções mais prestigiadas no meio científico brasileiro.
Além dos novos membros titulares, dois docentes da UFMG foram eleitos como membros afiliados para o período de 2026 a 2030. Raquel Zanatta Coutinho, da Faculdade de Ciências Econômicas, e Danilo Iglesias Brandão, da Escola de Engenharia, foram reconhecidos por suas contribuições na categoria de jovens pesquisadores.
Contribuições em Geociências
O professor Antônio Carlos Pedrosa Soares, agora aposentado, tem uma trajetória marcada por pesquisas em geotectônica e geologia econômica, com foco nos pegmatitos, grafita, formação ferrífera diamictítica e ouro, especialmente no Orógeno Araçuaí e suas conexões com a África. Além de atuar como consultor em geologia econômica, Soares também tem sido ativo na prospecção de pegmatitos para a Lithium Ionic e grafita. Seu trabalho é reconhecido na comunidade científica, tendo recebido prêmios como o Martelo de Prata, em 1988, e o título de Colaborador Emérito, em 2016, concedidos pela Sociedade Brasileira de Geologia. Ele também foi homenageado com prêmios de teses pela Capes e UFMG em 2019 e 2024, e recebeu a Homenagem do Povo do Jequitinhonha, em 2023, pelas suas pesquisas na região.
Em resposta à sua nomeação, Soares dedicou essa significativa honraria a seus familiares, estudantes, colegas e colaboradores. Ele ressaltou que o apoio recebido ao longo de sua carreira, incluindo financiamentos de instituições públicas e privadas, foi crucial para sua contribuição à produção de conhecimento e à formação de novos profissionais. Além disso, ele fez questão de dedicar sua nomeação às comunidades nas quais trabalhou, em especial ao Vale do Jequitinhonha, que ele considera muito querido.
Avanços nas Ciências Biomédicas
A professora Ana Paula Salles Moura Fernandes, especialista em Microbiologia Clínica e Biologia Molecular, é uma das principais figuras no Centro de Tecnologia em Vacinas e Diagnósticos (CTVacinas) da UFMG. Sua atuação inclui a coordenação da área de diagnóstico da covid-19 na Rede Vírus, sob a égide do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Entre suas contribuições notáveis, ela faz parte da equipe responsável pelos estudos da SpiN-TEC, uma vacina desenvolvida contra a covid-19.
Ana Paula é detentora de diversos prêmios relevantes, como o Peter Murany em Saúde, conquistado em 2014 e 2023, o prêmio Bom Exemplo em Ciência, e a Medalha de Honra da Inconfidência, recebida em 2022. Em suas palavras, a eleição para a ABC representa um reconhecimento significativo: “É um motivo de muito orgulho, pois atesta as contribuições fundamentais que realizamos e é um processo transparente, baseado em critérios objetivos. Este reconhecimento é fruto do meu amor pela ciência, que cultivei desde meu ingresso na UFMG.”
