Renovação do Passe Livre Estudantil
A partir da próxima segunda-feira, 12 de fevereiro, os estudantes do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Belo Horizonte poderão iniciar o processo de renovação do Passe Livre Estudantil. Este benefício assegura a gratuidade na locomoção entre a residência e a instituição de ensino. Os alunos que já recebem o auxílio devem realizar o recadastramento até o dia 1º de fevereiro, acessando o site da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).
De acordo com informações do executivo municipal, aqueles que ainda não têm o Passe Livre deverão esperar até fevereiro para realizar novas inscrições. É importante ressaltar que, mesmo que o estudante continue frequentando a mesma escola e residindo no mesmo endereço, é imprescindível solicitar a renovação do benefício anualmente.
O processo de renovação deve ser feito de forma online, e os alunos precisarão enviar documentos que comprovem as seguintes informações: RG e CPF do estudante, comprovante de matrícula, comprovante de residência e, para estudantes menores de 16 anos, o CPF do responsável.
No caso de alunos matriculados em instituições de ensino privadas, o Passe Livre será concedido apenas àqueles que possuem bolsa integral. Para esses estudantes, é necessário apresentar também a documentação que comprove a bolsa.
Em 2025, o programa contemplou aproximadamente 18 mil estudantes, abrangendo tanto a rede pública quanto a privada, incluindo os alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do Ensino Médio Regular e Profissionalizante.
Sobre o Passe Livre Estudantil
O Passe Livre Estudantil, também conhecido como Auxílio de Transporte Escolar, é destinado a estudantes regularmente matriculados em instituições de ensino de Belo Horizonte que residam a mais de 1 quilômetro de distância das suas respectivas escolas. Este benefício cobre 100% da tarifa para as viagens de ida e volta entre a casa e a escola do aluno.
É válido exclusivamente para o transporte público coletivo de passageiros da cidade, podendo ser utilizado através do cartão BHBus. Além disso, estudantes que pertencem a famílias beneficiárias de programas sociais e que se encontram em situação de vulnerabilidade têm prioridade na concessão do Passe Livre.
Para mais informações, os interessados devem acessar o site da Prefeitura de Belo Horizonte e seguir as orientações necessárias para garantir a continuidade do benefício.
