Expansão do TeleAVC
A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) deu um passo significativo em 2025 ao expandir o Programa Saúde Digital Paulista, introduzindo o TeleAVC. Esta iniciativa visa oferecer um atendimento rápido e qualificado para casos suspeitos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) na rede pública de saúde. O sistema interliga hospitais da capital, da Grande São Paulo e do interior, proporcionando acesso a uma equipe de neurologistas disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, assegurando um suporte especializado em tempo real.
“O projeto de regulação do AVC é uma inovação exaltada pelos municípios. Representa um avanço crucial na organização dos serviços de urgência e emergência no estado. O trabalho reflete a integração dos serviços e a utilização da tecnologia para promover mudanças estruturantes no Sistema Único de Saúde”, ressalta Priscilla Perdicaris, secretária executiva de Estado da Saúde.
Otimização do Atendimento Médico
Com o TeleAVC, as equipes médicas podem acessar exames de imagem e informações clínicas de maneira instantânea, o que agiliza a tomada de decisões e diminui o tempo entre a chegada do paciente à unidade de saúde e o início do tratamento. Essa etapa é fundamental para reduzir sequelas e aumentar as chances de recuperação. Cristina Balestrin, coordenadora do Programa Saúde Digital Paulista, destaca: “Nossa meta era atender dentro de 60 minutos e estamos muito próximos desse objetivo. O foco agora é continuar a redução desse tempo.”
Expansão do Programa Saúde Digital Paulista
O Programa Saúde Digital Paulista foi criado em 2024, através de uma parceria com o Centro de Inovação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (InovaHC). Essa colaboração resultou na criação do Centro Líder de Inovação em Saúde Digital, que fortaleceu a infraestrutura tecnológica e ampliou a capacidade de ações no estado. Atualmente, o programa é o maior projeto de telemedicina da história paulista, contabilizando mais de 121 mil atendimentos e atuando em 154 municípios. Ele abrange desde a atenção primária até serviços de alta complexidade, como a gestão de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs), unidades prisionais e atendimento domiciliar.
Dados e Integração para Melhor Gestão da Saúde
Outro destaque do Saúde Digital Paulista é o Núcleo de Informações Estratégicas em Saúde (NIES), que centraliza as bases de dados utilizadas pela SES-SP para vigilância, monitoramento e planejamento das ações em saúde. Essa plataforma disponibiliza informações sobre doenças como síndrome respiratória aguda grave (SRAG), febre amarela, dengue e chikungunya, além de painéis para acompanhamento da cobertura vacinal e do atendimento soroterápico. A integração das informações facilita o acesso aos dados públicos e contribui na tomada de decisões na gestão do sistema de saúde.
Os dados e painéis podem ser consultados através do site oficial: https://nies.saude.sp.gov.br/ses. Além disso, a área da Saúde no Poupatempo foi implementada para facilitar o acesso a uma variedade de serviços, como o agendamento de mamografias via aplicativo, oferecendo mais praticidade e agilidade no atendimento às mulheres.
Avanços na Gestão Hospitalar
A modernização também se estende à gestão hospitalar. O sistema de prontuários eletrônicos foi atualizado, permitindo que sejam acessados em diferentes unidades de saúde, o que fortalece a segurança no cuidado, otimiza os atendimentos e minimiza desperdícios, promovendo eficiência.
Resultados e Compromissos do Governo Paulista
Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo demonstrou determinação em enfrentar desafios históricos, retomando obras inacabadas e implementando projetos inovadores que deixarão um legado significativo para a população. Entre os resultados, está a primeira etapa do Rodoanel Norte, a ativação da Linha 17-Ouro do metrô prevista para março, e o projeto do Túnel Imerso Santos-Guarujá. Também alcançou a inclusão de 2 milhões de pessoas na rede de água e tratamento de esgoto para mais 3 milhões após a desestatização da Sabesp. Além disso, foram entregues 76 mil casas próprias e outras 110 mil estão em andamento.
Com 3,5 milhões de cirurgias eletivas realizadas em saúde e um investimento de R$ 8 bilhões em 800 Santas Casas e instituições de saúde, os resultados positivos se tornam cada vez mais notáveis, refletindo o compromisso do governo em conquistar um futuro melhor para todos os cidadãos paulistas.
