Minas Gerais reafirma compromisso com a agenda climática global
O Governo de Minas Gerais deu início, nesta segunda-feira (22/6), à sua participação na London Climate Action Week 2026, principal evento internacional dedicado à implementação da agenda climática entre as conferências da Unidas (ONU). A delegação mineira, liderada pelo governador Mateus Simões, permanecerá na capital inglesa até quarta-feira (24/6), participando de painéis sobre transição energética, adaptação às mudanças climáticas e financiamento sustentável.
Minas Gerais chega ao evento consolidada como uma das principais referências subnacionais da América Latina em políticas climáticas e desenvolvimento sustentável. Entre as iniciativas apresentadas estão o Plano Estadual de Ação Climática (Plac-MG), a plataforma MRV Climático, estratégias específicas de adaptação às mudanças do clima, programas voltados para a redução das emissões de metano e os instrumentos de financiamento sustentável geridos pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG).
Além disso, Minas se destaca como líder na geração distribuída solar no Brasil, ampliando seus investimentos em biometano, hidrogênio de baixo carbono e economia verde. “Minas Gerais acredita que a próxima fase da agenda climática global será definida pela capacidade de implementação”, enfatizou o governador Mateus Simões. Ele ressaltou ainda o compromisso do estado em conciliar crescimento econômico, competitividade e redução de emissões, transformando compromissos internacionais em políticas públicas e oportunidades reais de desenvolvimento sustentável.
Leia também: Minas Gerais se Destaca como Polo de Investimentos com Liberdade Econômica e Desburocratização
Leia também: Parceria entre Minas Gerais e Ministério do Meio Ambiente impulsiona educação ambiental municipal
