Parceria reforçada para ampliar o Proerd em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) firmou uma colaboração mais forte com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) para intensificar o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) nas escolas da rede estadual. O anúncio foi feito durante o Seminário Proerd e Policiamento Escolar 2026, que aconteceu em 24 de abril, em Caeté, Região Metropolitana de Belo Horizonte, reunindo representantes das duas instituições.
O secretário de Estado de Educação, Gustavo Braga, ressaltou a importância do programa para a formação cidadã dos alunos. “O Proerd é um programa consolidado e extremamente importante para a formação cidadã dos nossos estudantes. A Secretaria de Educação segue comprometida em apoiar e ampliar essa iniciativa em toda a rede estadual”, afirmou Braga.
Interesse de outros estados na experiência mineira
Durante o seminário, o tenente-coronel Leonardo Tagliate, subdiretor de operações da PMMG, destacou o valor da cooperação entre a SEE/MG e a Polícia Militar, além do interesse de outras unidades federativas em adotar o modelo mineiro. “Para nós é muito importante receber o secretário de Estado de Educação no seminário, pois isso reforça o engajamento da SEE/MG com o programa. Além de Minas Gerais, recebemos representantes de outros estados, como Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná, que demonstraram interesse em levar essa experiência para suas redes”, explicou.
Leia também: Parceria entre Minas Gerais e Ministério do Meio Ambiente impulsiona educação ambiental municipal
Leia também: Governador de Minas Gerais Propõe Programa de Escolas Cívico-Militares para a Educação Estadual
O Proerd atua diretamente nas escolas com palestras, rodas de conversa, dinâmicas e outras atividades que envolvem toda a comunidade escolar. As ações, conduzidas por policiais militares, têm como objetivo despertar nos estudantes a consciência sobre escolhas responsáveis, além de prevenir o uso de drogas e a violência.
Experiência integrada em escola de Belo Horizonte
A tenente-coronel Ana Paula Tito, assessora militar da SEE/MG, reforçou a importância da atuação conjunta nas escolas. “O trabalho do Proerd nas escolas é importante para fortalecermos a relação de confiança e de troca com os estudantes. Essas ações são fundamentais para alcançarmos nossos objetivos”, afirmou.
Na Escola Estadual Efigênio Sales, em Belo Horizonte, uma ação integrada reuniu polícias Civil e Militar, Ouvidoria-Geral do Estado (OGE) e Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais. A iniciativa aproximou a comunidade escolar das instituições de segurança pública, destacando o papel do Proerd na promoção de escolhas conscientes e na prevenção da violência.
Leia também: Comissão da Assembleia Legislativa Visita Escolas em Minas Gerais para Avaliar Infraestrutura
A diretora da escola, Telma Antunes, avaliou positivamente os resultados. “O impacto das atividades desenvolvidas pelos policiais é muito positivo. Eles são referências para os alunos e contribuem de forma significativa para a conscientização dentro da escola”, ressaltou.
