Relatório Inaugural marca avanço no controle da poluição em Minas Gerais
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lançou o primeiro Relatório de Acompanhamento da implementação das ações do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas de Minas Gerais (PCEA-MG). Esse documento representa o início do monitoramento permanente das medidas previstas para controlar e reduzir a poluição do ar no estado, consolidando o esforço para melhorar a qualidade ambiental.
Panorama inicial abrange oito municípios prioritários
O relatório apresenta um panorama consolidado das ações em andamento, focado inicialmente em Belo Horizonte, Betim, Contagem, Conceição do Mato Dentro, Congonhas, Ipatinga, São José da Lapa e Timóteo. A escolha dessas cidades levou em conta dados técnicos, como histórico da qualidade do ar, disponibilidade de monitoramento e informações sobre as principais fontes emissoras de poluentes atmosféricos.
Este documento detalha o processo de elaboração do plano, as reuniões com instituições parceiras, os resultados preliminares das ações para cada município, além de listar responsabilidades institucionais, prazos e os eixos estratégicos que guiarão a execução das medidas.
Mais de 200 ações para combater diversas fontes de poluição
Foram consolidadas 202 ações e subações que abrangem várias frentes, como atualização dos inventários de fontes emissoras, diagnósticos ambientais aprimorados, controle das emissões industriais e veiculares, prevenção a queimadas, educação ambiental, fiscalização e monitoramento, além do fortalecimento da gestão municipal da qualidade do ar.
Leia também: Jovens Mineiros Sustentáveis Expande para 215 Municípios em Minas Gerais
Leia também: Semad de Minas Gerais destaca avanços climáticos em conferência internacional na Alemanha
Além disso, o relatório identifica 228 responsabilidades institucionais, destacando a importância da atuação integrada entre o Governo de Minas, prefeituras e órgãos ambientais para o sucesso do plano.
Participação municipal e fortalecimento da gestão ambiental
A construção das propostas contou com a participação ativa dos municípios envolvidos, que contribuíram para ajustar as ações às características e desafios locais, levando em conta as principais fontes de emissão e a estrutura institucional de cada região.
Ricardo Queiroz, coordenador do Núcleo de Qualidade do Ar e Emissões Atmosféricas da Semad, destaca que “o trabalho conjunto permitiu avançar na estruturação de propostas para reduzir emissões industriais, veiculares e de queimadas, além de fortalecer instrumentos essenciais para a gestão da qualidade do ar, como inventários municipais, bases de dados sobre tráfego, programas de fiscalização e ações educativas”.
Leia também: Minas Gerais destaca agenda climática e investimentos na London Climate Action Week
Leia também: Minas Gerais lidera em insegurança nas rodovias do Sudeste com 30% das vias em risco
Compromisso contínuo para garantir resultados efetivos
Priscila Koch, diretora de Qualidade Ambiental da Semad, ressalta que a continuidade das ações é fundamental para que os resultados na melhoria da qualidade do ar sejam alcançados. Segundo ela, “o Plano deve ter sua perenidade assegurada, pois a melhoria do ar que respiramos depende do compromisso dos governos estadual e municipal e dos parceiros envolvidos na implementação do PCEA-MG”.
Embora muitas ações já estejam em andamento ou concluídas, algumas ainda aguardam definição de cronogramas, validação institucional e recursos humanos e financeiros. A expectativa é avançar nessas pendências para que os próximos relatórios apresentem um panorama mais consolidado da implementação.
Monitoramento periódico fortalece a proteção da saúde pública
A Semad reforça que o acompanhamento regular permitirá avaliar a evolução das medidas, identificar desafios, ajustar estratégias e aprimorar a eficácia das ações para reduzir a poluição atmosférica. Essa iniciativa é vital para garantir a melhoria contínua da qualidade do ar e proteger a saúde dos mineiros.
