As Lendas que Moldam a Memória de Belo Horizonte
Belo Horizonte carrega consigo uma série de lendas urbanas que circulam em conversas informais, na internet, em podcasts e até em memes. Essas narrativas fazem parte da cultura popular da cidade e atravessam gerações, envolvendo personagens enigmáticos e eventos que desafiam a explicação racional, associados a locais distintos na capital mineira.
Capeta da Vilarinho: O Desafio Sobrenatural nas Festas Locais
A Avenida Vilarinho, que se estende por 6,5 quilômetros na região de Venda Nova, é conhecida por seus tradicionais bailes e festas, inclusive inspirando um funk popular que celebra o local. Em outubro de 1982, durante a inauguração de quadras na avenida, surgiu a lenda do Capeta da Vilarinho. Em um concurso de dança, o local Ricardo Malta competiu contra um estranho usando um chapéu. Ao vencer, o desconhecido tirou o acessório, revelando dois chifres antes de desaparecer no meio do público.
Outra versão da lenda relata que um jovem chamado Alex dançou com uma mulher, que ao perder seu chapéu, mostrou chifres na cabeça. Esses relatos consolidaram uma das histórias mais marcantes da cidade.
Leia também: Festas Juninas em Belo Horizonte: Celebração Viva da Cultura Popular
Leia também: Milton Nascimento em mural gigante no centro de Belo Horizonte: homenagem que une arte e memória
Avantesma da Lagoinha: O Fantasma que Assombra o Transporte Público
Desde a década de 1940, a região da Lagoinha, no Nordeste de Belo Horizonte, abriga a lenda da Avantesma. Descrita como um homem vestido de preto sem traços faciais e com forte odor de enxofre, essa entidade teria causado o descarrilamento de bondes, acompanhada de risadas assustadoras. Mesmo após a extinção do transporte sobre trilhos, motoristas de táxi e ônibus continuam relatando aparições da figura pelas ruas do bairro.
Loira do Bonfim: A Presença Misteriosa nas Madrugadas
Na região Noroeste, a Loira do Bonfim é uma das lendas mais comentadas. Por volta das 2h da manhã, uma mulher loira vestida de branco abordaria pessoas nas ruas, convidando-as a acompanhá-la até sua casa, que seria o Cemitério do Bonfim. Lá, a figura desapareceria entre os túmulos. A história é especialmente conhecida entre motoristas, que evitam circular à noite na área.
Maria Papuda e a Maldição do Palácio da Liberdade
Maria Papuda, também chamada de Fantasma do Palácio, teria vivido em um casebre no terreno onde hoje está o Palácio da Liberdade, na região Centro-Sul. Portadora de bócio, condição que provoca inchaço no pescoço, ela teria lançado uma maldição contra os governantes de Minas Gerais, afirmando que quem assumisse o governo em anos pares sofreria acidentes graves ou morreria.
Leia também: FliMinas 2026: Belo Horizonte recebe festival que une literatura, educação e economia criativa
Essa narrativa é ligada às mortes de políticos como Silviano Brandão (1902), João Pinheiro (1908), Raul Soares (1924) e Olegário Maciel (1933). Além disso, ex-governadores como Juscelino Kubitschek, Israel Pinheiro, Tancredo Neves e Itamar Franco supostamente evitavam permanecer no palácio após o anoitecer. Em 2002, Itamar Franco declarou em entrevista que o local era assombrado, mencionando portas e janelas que se abriam e fechavam sozinhas.
