Guias inéditos para a descarbonização do transporte em Minas Gerais
Com a maior malha rodoviária do Brasil, totalizando cerca de 272 mil quilômetros, Minas Gerais desempenha papel central na logística nacional. Apesar disso, o setor de transporte no estado ainda é responsável por 12,8% das emissões totais de gases de efeito estufa, com a queima de diesel respondendo por quase metade das emissões do setor energético.
Para enfrentar esse cenário, o Governo de Minas, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede-MG), lançou dois guias que auxiliam setores público e privado no planejamento e execução da descarbonização na logística e mobilidade do estado. As cartilhas estão disponíveis no site da Sede-MG e trazem informações detalhadas sobre planejamento, incentivos, financiamento e soluções aplicáveis para a transição energética.
Orientações específicas para gestores públicos e empresários
As publicações intituladas “Descarbonização da Logística: Um Roteiro para a Transição Energética em Minas Gerais – O Guia do Gestor Público Municipal” e “Descarbonização da Logística: Oportunidades para o Setor Logístico” foram elaboradas para fortalecer o conhecimento técnico, regulatório e financeiro em torno da mobilidade verde no estado.
Leia também: Governo de Minas lança campanha Conta + Justa para ampliar tarifas sociais de água e energia
Leia também: Governo de Minas amplia Moradas Gerais e recupera casas atingidas pelas chuvas em 2024
De acordo com Raphael Evaristo, superintendente de Política Minerária, Energética e Logística da Sede-MG, essas cartilhas indicam um caminho claro para gestores municipais planejarem cidades mais sustentáveis e resilientes, alinhando as políticas locais às metas estaduais e atraindo investimentos verdes. Para os empresários, os guias apontam diretrizes para tornar as operações mais limpas e eficientes, além de abrir espaço para novas oportunidades de negócios e maior competitividade no setor.
Esses documentos reforçam o compromisso do Governo de Minas com uma economia de baixo carbono, alinhando-se ao Plano Estadual de Ação Climática (PLAC-MG) e à iniciativa internacional Race to Zero, da qual Minas Gerais foi o primeiro ente subnacional da América Latina a aderir.
Desafios e soluções para a transição energética no transporte
Os guias detalham os principais obstáculos para o avanço da descarbonização no transporte mineiro, entre eles o alto custo dos veículos elétricos, a limitada infraestrutura de recarga, dificuldades no acesso ao crédito e a predominância de frotas antigas, especialmente entre transportadores autônomos.
Leia também: Semad divulga primeiro relatório do Plano de Controle de Emissões Atmosféricas em Minas Gerais
Leia também: Minas Gerais destaca agenda climática e investimentos na London Climate Action Week
Para superar esses desafios, as cartilhas destacam linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (Gerais (BDMG)), como o BDMG Verde, além do Fundo Clima, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Também ressaltam o papel estratégico da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), que atua na integração de hubs de recarga à rede elétrica e no desenvolvimento de soluções inovadoras por meio do programa Inova Cemig.
Além disso, os guias oferecem referências de análise comparativa com outras cidades brasileiras, modelos para concessões e parcerias público-privadas, além de abordagens para micromobilidade e integração entre transporte coletivo e infraestrutura cicloviária, ampliando o leque de alternativas para uma logística mais sustentável em Minas Gerais.
